quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Ser voluntário é praticar a caridade

Jesus foi e é o maior voluntário de todos os tempos, Ele doou a sua própria vida para nós salvar, para que fossemos livres de todo mal (Gal 5,1). Jesus passou por esta vida fazendo o bem: curando, amando, acolhendo, aconselhando, ensinado-nos a rezar e demosntrando a todos a importância de sermos voluntários. O porque afirmo isso? Vejamos o que diz a palavra de Deus:

"... Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho para que todo aquele que nele crê não pereça e tenha a vida eterna..." (João 3,16). Esse foi o maior ato de voluntário até hoje constatado. Ser voluntário por amor ao próximo, para amar o próximo e se continuarmos o versiculo 17, podemos ter a certeza que Ele o fez não para julgar o mundo, mais para que o mundo fosse salvo por ele.

Jesus Cristo ordenou: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mc 12,31). Quem tem o amor, prova, não somente com palavras mas sim com ações. Poderiamos então dizer que, seria transformar a fé em obras, pois a fé sem obras é morta, logo, o amor sem caridade de nada vale.

Resumindo e usando as palavras do Catecismo da Igreja Católica, "a caridade é a virtude teologal pela qual amamos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos por amor de Deus. Jesus faz dela o mandamento novo, a plenitude da lei. A caridade é «o vínculo da perfeição» (Col 3,14) e o fundamento das outras virtudes, que ela anima, inspira e ordena: sem ela «não sou nada» e «nada me aproveita» (1 Cor 13,1-3)".[1]

No discionário, Caridade é um sentimento ou uma ação altruísta de ajuda a alguém sem busca de qualquer recompensa. A prática da caridade é notável indicador de elevação moral e uma das práticas que mais caracterizam a essência boa do ser humano, sendo, em alguns casos, chamada de ajuda humanitária. Termos: Amor ao próximo, bondade, benevolência, indulgência, perdão e compaixão. Consegue lembrar de Jesus nestes termos?

Pois então, é isso que Ele nos ensina, que está prática possa se tornar uma realidade em nossas vidas. Vale lembrar, não estou dizendo de sair por ai dando esmola nos fárois e incentivando a exploração de crianças ou algo do tipo. Mas fazer como Jesus nos ensinou. Que possamo passar também por esta vida fazendo o bem: amando, acolhendo, aconselhando, ensinado as pessoas a rezar e demosntrando a todos a importância de sermos voluntários, de amarmos o próximo. 

O mal quer sufocar o bem, porque não suporta a caridade. A verdade está somente em Deus e no poder de Sua salvação. Façamos o bem enquanto temos tempo. A foto acima segundo minha pesquisa, foi tirada de uma ação militar onde o numeral 2 em sua testa representa a sua identificação e segundo pesquisadores, a criança chorava porque queria beber água.

Bom, se você chegou até aqui, eu louvo a Deus por sua vida e pra não extender muito a reflexão sobre caridade e voluntário, peço que você assista este video e amanhã postarei sobre o assunto que despertou a reflexão que você leu acima.


Desejo a ti, uma noite cheia de Paz e Luz no seu coração e que no seu descanso o Espirito Santo zele por seu sono e dê tranquilidade em seu pouso.

Paz e Luz!

Senna
Coordenação Geral
São José dos Campos - São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário